quinta-feira

COMO ORGANIZAR a sala


Seja sincera: você consegue abrir e fechar com facilidade todas as portas dos armários que estão na sua sala? Se a resposta for negativa, alguma coisa está sobrando...

Colocar mais objetos do que um espaço pode receber é comum, mas pense bem: a sobrecarga de enfeites e móveis atravanca a passagem, impede a rapidez na limpeza e pode até estragar aparelhos eletrônicos, causando curtos-circuitos e reduzindo a vida útil deles.

Veja como deixar esse ambiente - que funciona como cartão de visitas da sua casa - impecável. E ganhe espaço trocando a "bagunça" pela ordem.

Todo cômodo da casa tem certas funções e é nelas que você precisa pensar ao fazer a decoração. De nada adianta ter uma sala clean se ela não é funcional para os moradores, e ser funcional significa atender as necessidades daquele cômodo.
A sala será usada para ver TV? Jantar em família? Jogar vídeo-game? Brincar com brinquedos? Tocar algum instrumento musical? A partir dessas definições, você já tem alguns parâmetros para te ajudar a definir o que deve ter.
  • Se você assiste bastante TV, ela deve ocupar um lugar de destaque na sala, proporcionando uma vista boa de todos os lugares. Para economizar espaço, você pode montá-la na parede. Se você não assiste muito, ela pode ficar guardada dentro de um armário.
  • CDs e DVDs ocupam muito espaço e, se você não tiver uma prateleira adequada para eles, talvez valha a pena se desfazer das caixas de plástico e guardá-los em saquinhos junto com o encarte. Assim, eles caberão em uma gaveta do rack e não ocuparão tanto espaço.
  • Organize os fios com arames, elásticos ou produtos especializados. Não deixe os fios soltos, empoeirando, enrolando e bagunçando tudo. Aproveite para etiquetar cada cabo próximo à tomada, para saber o que está ligado ali.
  • Escolha um lugar para deixar todos os controles remotos. Não importa se será um cestinho na mesa lateral, um daqueles bolsos que se encaixam no braço do sofá ou simplesmente em determinado lugar do rack – o importante é estabelecer um lugar fixo para nunca mais perdê-los.
  • No inverno, é bom deixar sempre uma manta dobrada sobre o encosto do sofá, para que você não tenha que se levantar quando estiver vendo TV e bater aquele friozinho.
  • Sempre é melhor pendurar fotos com molduras nas paredes que deixar as mesas cheias de porta-retratos empoeirando e ocupando espaço.
  • Opte por mesas de centro que podem ser usadas como banco, por exemplo, ou mesas laterais que guardam um pufe embaixo, especialmente se a sua sala for pequena. A mesa de centro também pode ser um baú que proporcionará mais espaço de armazenamento.
  • Coloque as revistas de leitura corrente (como a revista com a programação da TV a cabo) em um cesto perto do sofá.
  • Se tem crianças pequenas, providencie grades para as janelas e/ou a varanda. Também pode valer a pena ter um cesto ou caixa com os brinquedos mais usados.



8 segredos para uma sala bonita e organizada:

1. Antes de sair para trabalhar, abra as cortinas para a luz do sol entrar em sua sala.
2. Invista em cortinas leves e claras, de renda ou voil, e, por baixo, aposte num tecido escuro e opaco, de sarja ou tergal. O forro grosso bloqueia os reflexos de luz sobre a TV.
3. Escolha um rack liso, revestido de fórmica e com portas de vidro. Esse modelo junta menos pó.
4. Fuja das mesas ovais ou redondas, que ocupam muito espaço e dificultam a passagem. Aposte em um móvel retangular ou quadrado. Se precisar ganhar espaço na sala, encoste uma das laterais da mesa na parede e use as que ficarem livres.
5. Dispense o tapete sob a mesa de jantar. Inevitavelmente, restos de comida e bebida vão parar nele, deixando manchas e atraindo ácaros e bactérias.
6. Deixe a estante em ordem! Equipamentos eletrônicos como TV, DVD e som não são estantes. Então, nada de colocar toalhas e vasinhos em cima deles - isso diminui sua vida útil.
7. Descarte alguns enfeites. Você não precisa expor todos os enfeites que ganha, selecione só aqueles de que mais gosta. O excesso de miudezas acumula pó e dificulta a limpeza.
8. Descarte a "bagunça": coloque os objetos de menos uso em caixas de madeira ou papelão. O que não for mais útil para a casa, doe!

2 comentários:

  1. Eba!!! Vocês criaram um blog...AMEI! Vou visitar SEMPRE! Já até coloquei na lista de blogs indicados do M&B :) e segui tbm! Sucesso pra vocês, beijos
    Roberta
    www.mimoseblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir