segunda-feira

COMO ORGANIZAR livros, estantes e bibliotecas

Quem é apaixonado por livros sabe que não é fácil manter o acervo de obras literárias organizadas e limpas. Com o passar do tempo a paixão pelos livros tende a crescer, logo, o número de exemplares que precisam ser organizados nas estantes ou prateleiras também. Conheça algumas dicas para evitar "bagunça" e otimizar o tempo na busca por algum livro da sua coleção.

Antes de colocar ordem nos livros é preciso limpá-los com uma flanela seca. Por conta do papel, os livros devem ser limpos a seco, evitando o uso de produtos de limpeza que podem umedecer e danificar as obras. Depois de limpar o espaço onde os livros irão ficar, certifique-se de que o local está bem seco. O próximo passo para colocá-los em ordem é selecionar aqueles que serão guardados e os que não têm mais utilidade para a família, podendo ser doados. Alguns exemplares podem ser vendidos para sebos ou até mesmo doados para bibliotecas públicas e privadas ou mesmo instituições carentes.
Antes de colocar os livros na estante ou prateleira é preciso separar por gênero para facilitar a busca futura. O ideal é que se agrupe os livros pelo gênero, como romântico, infantil ou drama, e em seguida se coloque em ordem alfabética por título ou por autor. A preferência e a facilidade no processo varia de pessoa para pessoa. O tamanho do livro também deve ser considerado na hora de organizar.

A escolha do lugar para armazenar seus livros também merece atenção, pois isso influi diretamente na conservação e prolongamento da vida útil das obras. Para quem não quer despender muito tempo para limpeza, a sugestão é organizar os livros em uma estante fechada, pois diminui a frequência de manutenção, que passa a ser feita mensalmente. O local escolhido deve ser bem ventilado e distante das paredes úmidas, pois apesar de estantes abertas aumentarem a periodicidade de limpeza, também facilitam a circulação do ar, evitando bolor e mofo nos livros, além de facilitar o acesso à leitura.
Para incentivar o hábito de leitura nas crianças é aconselhável que os pais montem a biblioteca no próprio quarto dos pequenos, o que facilita a interação e familiariza a criança com os livros. No caso dos pais e dos filhos adolescentes, quando o familiar não tem ciúmes da sua coleção pessoal, é possível juntar todos os exemplares numa mesma forma de organizar, dividindo espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário