Verdade ou Mito?

Vamos desfazer certos mitos...

1- "Uma pessoa que não tem a casa organizada é 'bagunceira'".

MITO. Não é porque sua casa não está totalmente organizada que a pessoa pode ser considerada "bagunceira". De maneira alguma! Essa frase não faz nenhum sentido porque é o mesmo que chamar alguém que não "dá conta" ela mesma de realizar a limpeza de sua casa - e contrata uma profissional para isso - de suja! 

A vida é feita de prioridades. 

Algumas considerações sobre isso:

1o.) Geralmente o desafio da organização do armário/ closet aumenta na proporção do aumento do número de itens entre sapatos, roupas e acessórios;

2o.) Os homens são mais básicos, é um traço da personalidade masculina independente de classe social;

3o.) O ritmo da vida é muito intenso, principalmente nos grandes centros urbanos;

4o.) De acordo com a cultura brasileira, para a mulher há uma cobrança de uma série de papéis a desempenhar. Só para citar um exemplo, de acordo com essa "cultura" uma mãe não é considerada boa se não se anular;

5o.) As pessoas não se organizam porque tem outras prioridades, sendo as mais comuns (não necessariamente nessa ordem):

a) profissão;
b) vida em família (filhos pequenos/ adolescentes, marido, pais etc.);
c) vida social;
d) viagens;
e) cuidados com a beleza etc.

Tudo isso leva tempo..... e muito! 

6o.) Realizar a organização com base em critérios específicos e metodologias consistentes é trabalho para uma profissional e essa não é a profissão deles(as).

Portanto, livre-se dos PREconceitos que atrasam tanto a humanidade!

---------------------------------------------------------------------
2- "Minha empregada doméstica realizará o serviço de organização na minha casa da mesma forma que uma organizadora profissional."

MITO. Primeiro porque ela não terá tempo disponível para isso, já que também terá que limpar e realizar outras inúmeras tarefas e segundo porque ela não foi treinada nesse sentido. E organização não é só estudar, deve-se ter aptidões para tal e o índice de organizados(as) é muito baixo. A pessoa que não entende o conceito nem os critérios, não saberá dar  um passo a frente. Ou mesmo que o faça, não concluirá. Organizar é, mesmo, para poucos!


---------------------------------------------------------------------
3- "Se eu contratar uma personal organizer, ela vai me obrigar a doar pertences que eu ainda uso ou mesmo não quero desapegar."

MITO. Uma profissional séria e ética vai sugerir sim a doação, mas nunca impor! A palavra de ordem é SUGESTÃO apenas. O direcionamento dos pertences a serem doados deverão ser feitos unicamente pela cliente.

---------------------------------------------------------------------
4- "Devo comprar caixas organizadoras e outros objetos para dar início à organização da minha casa." 

MITOCom exceção dos cabides (no caso da organização de armários e closets), NÃO aconselhamos a compra de nenhuma caixa ou qualquer item organizador. Isso porque a ordem é contrária: primeiro se organiza e, consequentemente, ganha-se espaço. Em seguida, verifica-se os produtos (caixas etc.) que a cliente já tem para serem utilizados e que, não raro, estão sendo mal utilizados. Posteriormente ao uso do que já se tem, é que orientamos a nossa cliente a compra de produtos de tamanho e quantidade determinadas (se for o caso). Dessa forma, não se permite excessos de custos ao cliente ou desafios maiores para a Organizadora Profissional na hora de alocar um grande número de caixas desnecessariamente.

Da mesma forma, alguns pensam que se contratar o serviço de organização, a profissional vai pedir a compra de vários produtos. Pelo mesmo motivo acima, a ordem é inversa.

---------------------------------------------------------------------

5- "Se uma organizadora profissional vir aqui em casa ela vai se assustar e eu vou morrer de vergonha!"

MITO. Organizadoras profissionais sérias não se assustam. Em visita elas tratam todos os familiares com respeito e sem "fricotes". Uma personal organizer se assustar ao ir à casa de um cliente é pura ficção! Não acontece na vida real!

---------------------------------------------------------------------


6- "Organizar é o mesmo que arrumar!"

MITO. Organização é diferente de arrumação. Arrumar é tirar um objeto da frente. É pegar o sapato que está na entrada e jogar dentro do armário, cheio de outros pares dispostos de maneira confusa; você fecha o armário e o ambiente está arrumado. Arrumar é fácil, mas não resolve o problema. Organizar é buscar soluções. É ver que, se todo mundo deixa a chave em cima da estante e o porta-chaves fica vazio, talvez seja melhor colocar um cestinho ali para acomodar os chaveiros. Portanto, arrumar é o primeiro passo para deixar a casa em ordem, mas não pode ficar só nisso. O resultado é um desgosto toda vez que se abre a porta do armário ou da geladeira. Quando a casa está organizada, solucionada, resolvida, aí sim basta arrumá-la. Mas logo se percebe que, assim como nós mudamos, as necessidades também mudam e alguns objetos vão perdendo a sua utilidade, o que demanda novas formas de organização. Organizar é, portanto, que nem fazer dieta ou praticar exercício físico: uma reeducação que dura uma vida inteira. Se relaxar, com certeza volta-se para o estágio inicial... Vale ressaltar que todo trabalho bem feito demanda tempo.


---------------------------------------------------------------------


7- "A profissão de organizadora profissional/ personal organizer ainda não é muito conhecida no Brasil, apesar de ser muito popular nos EUA e em outros países desenvolvidos."

VERDADE. Toda vez que digo que tenho uma empresa de organização, a pergunta clássica é: "Organização de eventos?" E explico, pacientemente, que "não" e falo sobre o escopo do meu trabalho. A profissão é, mesmo, embrionária em nosso país e há ainda pouquíssimas empresas que atuam no ramo e poucas profissionais que trabalham de forma autônoma. Não raro por ainda não haver definição de um padrão de atuação, algumas profissionais "misturam" o ramo de organização com de designer de interiores, decoradora e de moda. A mídia, algumas vezes, também influencia nesse sentido. Isso dificulta, ainda mais, a compreensão da população brasileira quanto à essa "nova" profissão. Penso que temos um longo caminho para esse entendimento, mas estou certa que chegaremos lá! 

---------------------------------------------------------------------


8- "Contratar uma personal organizer é símbolo de status."

VERDADE. Certamente, pois o serviço é pago por hora e o atendimento das profissionais é vip e totalmente personalizado à necessidade do cliente. Outras profissões similares como personal dog walker, personal care, personal shopper entre outras também cumprem esse papel. Os famosos A-DO-RAM contratar profissionais para a organização do armário/ closet deles(as). Normal... 


----------------------------------------------------------

9- "A única função do vinagre é temperar. Ele não pode ser utilizado em casa, do contrário, o cheiro ficaria insuportável." 

MITO. 
O vinagre está todos os dias em nossas mesas e, mesmo assim, ainda temos muito o que descobrir sobre ele! Eficiente na cozinha, o vinagre também faz milagres na limpeza da casa. Você se livra de produtos tóxicos (fazendo sua parte em prol da sustentabilidade do planeta), acaba com a gordura e ainda economiza.  O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores. À partir da ação conjunta de oxigênio e bactérias, o vinagre é o ácido acético, produto da fermentação de álcool e de açúcares. Com suas propriedades, ele dissolve sujeiras variadas e resíduos de detergente e sabonete, esteriliza (por isso tira manchas de mofo e suor, por exemplo) e conserva as cores em tecidos. Pode ser usado diluído em água ou puro, para limpezas mais difíceis. Não irrita a pele e não agride o meio ambiente. Hoje vamos conhecer o poder e as 1000 faces do vinagre na limpeza do nosso lar, quanto ao vinagre como amaciante e outras milhares de funcionalidades do PODEROSO vinagre! 

A tempo - e o mais comum e maior MITO de todos nesse assunto - NÃO, O VINAGRE NÃO DEIXA CHEIRO O cheiro do vinagre, apesar de não ser muito agradável, some rapidamente e leva com ele o cheiro ruim também. No armário, pela propriedade adstringente que tem, previne - inclusive - as traças!


Você está preparado para ser surpreendido(a) pelo poder do vinagre sobre aquela sujeira em seu banheiro ou em pisos de madeira? Acredite ou não, o vinagre é um agente de limpeza e desinfetante extraordinário

Seguem as dicas:

Quanto às roupas:
  • Você lava e passa as roupas com carinho, mas o cheiro de mofo do armário parece mais forte do que todo o trabalho que teve? Para acabar com esse odor, esvazie os compartimentos e passe um pano umedecido com vinagre em todo o guarda-roupa. Pronto! Seu armário estará, inclusive protegido contra as traças. 
  • O vinagre branco, substitui o amaciante com maestria, pois deixa as roupas bem macias e costuma ser bem mais barato. Diferente do amaciante ele não agride os fios do tecido. Use 200 ml de vinagre para cada 6 litros de água.
  • É ecologicamente correto, pois agride menos o meio ambiente quando comparado com o amaciante.
  • Tira cheiro de mofo, de roupas velhas ou guardadas há muito tempo. Nesse caso é necessário deixar de molho na água com vinagre por um período de aproximadamente uma hora. Tira o cheiro ruim e não deixa o cheiro de vinagre no lugar.
  • Vinagre é ótimo para tirar manchas de roupas coloridas, pois ele não desbota a roupa. Para resolver manchas em roupas coloridas, coloque a peça no tanque, molhe, ensaboe com sabão em barra e pingue vinagre branco sobre a mancha e aguarde cerca de uma hora. Depois prossiga a lavagem normalmente.
  • Para evitar que roupas coloridas soltem tinta acrescente um jato generoso de vinagre branco à água de lavagem. Enxague normalmente.
  • Tira o amarelado das roupas brancas. Coloque no molho das roupas uma xícara de vinagre branco. Lave normalmente. O vinagre é um alvejante leve, que funciona muito bem para tirar o amarelado, manchas de suor e de desodorante.
  • O vinagre corta a espuma do sabão, por isso facilita o enxague e economiza água, mais um motivo que o torna ecologicamente correto.
  • Manchas de chicletes e desodorantes desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem.
  • Uma pasta com vinagre e bicarbonato de sódio, aplicada por 20 minutos sobre os colarinhos e punhos e lavadas em seguida, elimina aquelas machas escurecidas provenientes do suor e do uso.
  • Ajuda na higienização da máquina de lavar roupa. Bata um ciclo de lavagem com pelo menos uns 5 litros de vinagre ao invés de roupas. O vinagre vai limpar os resíduos de sabão ou de sujeira que se acumularam nos cantinhos mais escondidos da máquina.
  • Remove furos de costuras. Após remoção de bainhas ou costuras, há furos normalmente imperceptíveis no tecido. Estes furos podem ser removidos posicionando um pano umedecido em vinagre branco destilado sob o tecido e passando-o com ferro quente.
  • Tira cheiro de urina das roupas. Retirar a urina com água lavando normalmente e em seguida deixar no molho com água e vinagre, depois enxaguar.
  • Peças de lã enxaguadas com água e vinagre ficam felpudas e macias.
  • Panos de prato deixados de molho numa solução morna de água, vinagre e sal ficam bem branquinhos.
  • Bordados que podem desbotar voltam a brilhar quando a peça é passada pelo avesso, com um pano umedecido com vinagre por baixo.
  • Para evitar que os cobertores fiquem duros e ásperos, passar os cobertores rapidamente em água com vinagre após a lavagem (200 ml de vinagre para 6 litros de água).
Dois cuidados necessários: O vinagre para lavar roupas tem que ser sempre o vinagre branco e é importante verificar se na composição do sabão em pó tem fermento, pois este não reage bem com o vinagre.

Limpando com vinagre:
  • Para deixar os copos de vidro ou os cristais mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente. 
  • A máquina de lavar louças facilita bastante o trabalho na cozinha. Mas, para que funcione corretamente e sem encrencar, não pode acumular sujeira. Para acabar com a gordura impregnada, coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem. 
  • Esquecer a panela no fogo é trabalho dobrado: além de precisar cozinhar tudo de novo, a comida fica grudada no fundo. Para remover a sujeira do alumínio, inox ou do tefal, coloque água e quatro colheres de sopa de vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave outra vez. 
  • Depois das frituras, mesmo passando detergente, a gordura demora a sair. Deixe um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão ou da frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja. Vale também para o forno. Fica tudo brilhando. 
  • Por mais que você reclame, não tem jeito: as crianças rabiscam as paredes. Sem falar em marcas de sapatos ou de móveis. O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura. Faça uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna e aplique sobre as marcas. Esfregue com um pano macio até que desapareçam totalmente. 
  • Para limpar o microondas também é excelente e tira o mau cheiro de comidas fortes, já que absorve odores.
  • Na tela do computador e da TV também pode ser usado, basta colocar um pouco de vinagre num papel toalha macio e passar na tela.
  • O vinagre tira muito bem o cheiro de cigarro e por isso é ótimo para limpar cinzeiros.
  • Para tirar cheiro de tinta fresca, molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local.
  • Para pessoas com alergia é uma dica preciosa, pois travesseiros e colchões são vilões na hora de juntar ácaros, o vinagre mantém o quarto esterilizado.
  • Com o vapor do chuveiro ou a gordura dos alimentos, é natural que os rejuntes dos azulejos do banheiro e da cozinha acumulem mofo. Fácil resolver isso: com uma escova de dentes velha, aplique uma boa quantidade de vinagre puro. Deixe agir por duas horas e lave com água e sabão. 
  • Para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro remova os resíduos. Depois, limpe o local com um pano embebido em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Para finalizar, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente. Para limpar colchão de criança com xixi também é ótimo! Aplique-o puro no local e deixe absorver um pouco. Se puder levar o colchão ao sol, fica ainda melhor, se não é possível, apenas deixe o colchão em pé para ventilar e secar com mais rapidez.



Segue agora várias dicas de como usar o vinagre para te ajudar com a limpeza de casa. Começaremos com o banheiro, que geralmente está entre as tarefas mais difíceis do lar.
Banheiras
O ralo de uma banheira exige um solvente forte. Tente molhar toalha de papel com vinagre sem diluí-lo e coloque sobre o ralo. Deixe o papel secar, coloque algumas gotas de vinagre e esfregue com uma esponja.
Uma vez por ano, despeje uma garrafa de vinagre em sua banheira e ligue-a. Isto ajudará a evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete.
Chuveiros
Bocais do chuveiro podem ser obstruídos por depósitos minerais da água. Remova os depósitos misturando 1/2xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500ml de vinagre e 500ml de água quente.
Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe por algumas horas. Então umedeça e limpe novamente.
Cortinas do box ou revestimentos podem ser cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Mantenha uma garrafa de vinagre próxima ao chuveiro, e borrife nas cortinas uma ou duas vezes por semana. Não precisa enxaguar.
Às vezes, o mofo pode deixar manchas nas cortinas caso não seja removido rapidamente. Para remover estas manchas misture bórax com vinagre o suficiente para formar uma pasta, então esfregue na área manchada.
Pias
Água dura e depósitos minerais ao redor da pia e torneiras de banheiras podem ser removidas cobrindo a área manchada com toalhas de papel molhadas no vinagre. Cubra e deixe sobre a área por 1 hora, então limpe com uma esponja úmida.
Vinagre branco destilado limpa e melhora o odor do banheiro.
O vinagre pode melhorar o odor do banheiro


Vasos Sanitários
Despeje vinagre no vaso e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Dê descarga. 
Veremos na próxima seção que o vinagre também pode auxiliar na limpeza de outras partes da casa.



Vinagre x antiderrapante

Aqueles antiderrapantes em forma de flores que você colocou na banheira para evitar escorregões e quedas podem ter ficado bonitos quando colocados, mas agora estão desgastados, manchados e provavelmente fora de moda.
Para removê-los, umedeça a cola de cada um deles com vinagre. Mas antes aqueça o vinagre no microondas por aproximadamente 3 minutos para melhores resultados.

Deixe por alguns minutos, então retire os adesivos. Você poderá remover qualquer resto de cola com uma esponja umedecida.


Limpeza de carpetes e pisos

Além dos milagres no banheiro, o vinagre é ideal para a limpeza de tapetes e pisos.
Tapetes
Para limpeza geral em tapetes e carpetes, use a mesma proporção de água e vinagre. Umedeça a esponja na solução e passe levemente sobre o tapete. Deixe o tapete secar antes de utilizá-lo novamente. 
Para manchas em tapetes, o vinagre às vezes é a melhor solução. Aqui está a explicação de como remover alguns tipos de manchas de tapetes:
* catchup: remova o catchup do tapete passando uma esponja com uma mistura de 1 xícara de vinagre e 2 xícaras de água. Com freqüência torça a esponja até que a mancha tenha sido removida;
* chiclete: para dissolver chiclete grudado no tapete ou qualquer tecido, molhe a área com vinagre e deixe por um tempo (para resultados mais rápidos, aqueça o vinagre antes). Com cuidado, puxe o chiclete para removê-lo;
* chocolate: manchas de chocolate podem ser removidas com 1 parte de vinagre para 2 de água. Passe a mistura com uma esponja e limpe amancha com panos de limpeza até que seja totalmente removida;
* café: café no tapete deve sair facilmente com água se você limpar imediatamente. Caso contrário, misture 1 parte de vinagre para 2 partes de água, e passe uma esponja com a solução no tapete. Remova o excesso e enxágüe atéque seja removido por completo;
* refrigerante: cubra imediatamente o refrigerante com toalhas de papel, então limpe a área com 1 parte de vinagre para 2 partes de água;
* giz de cera: remova manchas de giz de cera do tapete ou qualquer outro tecido esfregando a área com uma escova de dente com vinagre;
* cola: uma marca seca de cola branca pode ser removida do tapete com 1 parte de vinagre para 2 partes de água. Basta passar uma esponja na mistura e esfregar. Caso não resolva, cubra com vinagre quente e deixe por 10-15 minutos. Quando a cola estiver amolecida, levante-a usando uma faca ou esfregue com toalhas de papel;
* tinta: uma mancha de tinta no tapete ou carpete deve ser imediatamente removida esfregando ou borrifando água na área manchada. Uma vez que a tinta tenha sido removida, passe uma mistura com metade de vinagre e metade de água na área para remover a marca da borrifação;
* mofo: quando mofo fica no tapete, ele vive e cresce. Mate-o com uma mistura de 50/50 de vinagre e água. Você pode utilizar um secador de cabelos em baixa potência para acelerar o tempo de secagem;
* vinho tinto: remova imediatamente o líquido, então salpique a área com sal. Deixe por 15 minutos. O sal deve absorver o restante do vinho do tapete (como resultado tornando-se rosa). Então limpe a área toda com uma mistura de 1/3 de xícara de vinagre e 2/3 de xícara de água.


Lavagem de tapetes
com vinagre


Este tratamento ajudará a manter seu tapete bonito e limpo por mais tempo entre as lavagens:

Misture 1/4 xícara de          vinagre em 3 litros de água. Então utilize a solução em um aspirador de limpeza a vapor após lavar seu tapete para remover qualquer resíduo de sabão.
Pisos de superfícies duras
Seja cerâmica, linóleo e vinil ou madeira, o vinagre fará seu piso brilhar. Aqui está:
* cerâmica: esfregue com uma mistura de 1 xícara de vinagre para 3 litros de água morna para que o seu chão de cerâmica brilhe;
* linóleo e vinil: esfregue o piso de linóleo com uma mistura de 3 litros de água e 1 xícara de vinagre;
* madeira: adicione uma xícara de vinagre puro para um balde de água, e esfregue levemente em pisos de madeira dura (não encharque). Não precisa enxaguar. Isto manterá o piso brilhante e removerá qualquer gordura ou sujeira.

Como você viu, o vinagre faz um ótimo trabalho na limpeza da casa.
Como você pode ver, o vinagre é um maravilhoso aliado da dona de casa e muitas ainda não sabem disso. Eu não sabia muita coisa até começar a pesquisar seus poderes. Isso significa muita economia e saúde para seu lar, já que é muito mais barato que os produtos químicos e não agride nem aos moradores e nem à natureza.

EXPERIMENTE! VOCÊ FICARÁ SURPRESO(A)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário