domingo

COMO ORGANIZAR a sua cozinha


    dicas-para-organizar-a-cozinha-75-234
  • Para se obter um melhor rendimento é necessário fazer uma lista das atividades de cada dia.
    Assim se evita muito stress entre as pessoas que atuam diretamente numa cozinha;
  • Determine que limpe geladeira antes da chegada das compras do supermercado; 
  • Estabeleça que lave todas as frutas assim que chegarem da feira ou mercado;
  • Peça que coloque as frutas maduras, na geladeira;
  • Peça que enxugue e guarde a louça;

  • Estabeleça que os potes sejam lavados antes de repor mantimentos;
  • Instrua-a para não misturar pano de prato e de limpeza;
  • Determine prazo para faxina em azulejos e armários;
  • Especifique prazo para limpeza de geladeira e freezer;
  • Estabeleça prazo para limpar filtro de água (de acordo com manual de instruções do fabricante).

    Na cozinha, tente lavar a louça logo após utilizar os utensílios, mas, caso não seja possível, tente deixar a pia limpa antes de dormir. Além de evitar que a sujeira fique durante horas sobre a pia atraindo insetos, você garante uma cozinha impecável no café da manhã. No fogão, uma opções é utilizar os protetores de alumínio que podem ser trocados rapidamente.


    Dicas:
    1.
     Reforme os seus armários, para personalizá-los e maximizar o espaço. Insira formas de armazenamento, gavetas, prateleiras, ganchos, etc.

    2. Se sua cozinha é pequena, vá ao supermercado com mais frequência e diminua a necessidade de espaço na despensa.

    3. Armazene pequenos aparelhos de uso diário (ou semanal) em áreas da cozinha de fácil acesso. Aqueles que são utilizados com menor frequência podem ser armazenados até mesmo em outros cômodos da casa. Pergunte-se: será que realmente preciso disso?

    4. Instalar prateleiras ou ganchos pode maximizar o espaço da parede vazia, mas tenha cuidado para não criar um ambiente carregado demais.

    Louça em ordem: A regra de ouro é não deixar a louça suja acumular. Se alguém deixa um prato sujo na pia, o próximo já acha que não precisa lavar e daí já viu. Se todo mundo adotar a rotina de lavar a louça assim que sujar, a bagunça fica sob controle. Claro, a regra vale também para quem mora sozinho. Uma cesta organizadora ou um recipiente com divisórias deixam os utensílios usados para lavar louça sempre à mão. Se a ideia é também decorar, invista em kit para pia com design bonito e que ajuda a deixar tudo no lugar.

    Aproveite o espaço: Depois de lavar a louça, não é preciso secá-la imediatamente para manter a cozinha organizada. Um escorredor retrátil garante a organização sem ocupar espaço demais, e você ainda pode realizar outras tarefas (ou ter um tempinho só para você) enquanto a louça seca. Ter pratos e talheres à vista também deixa a rotina mais prática. Você pode aproveitar um canto da pia para guardar a louça mais usada no dia-a-dia em um rack. As facas também ficam à mão, e com muito estilo, em uma barra magnética organizadora.

    Conservação/ praticidade: Se o seu maior pesadelo é a montanha de potes, travessas, tábuas e recipientes que se acumulam depois de preparar um belo jantar, a dica é ir lavando cada item imediatamente após o uso. Se o evento é entre amigos, invista no bom humor e chame alguém pra ajudar. Assim, quando a refeição for servida ninguém estará sobrecarregado. Durante o preparo, usar uma tábua ajustável na pia otimiza o espaço e ajuda na organização, reduzindo no uso de recipientes. Um protetor de pia em silicone ajuda a conservar louças e panelas contra riscos e manchas.

2 comentários:

  1. Adorei todas as suas dicas, a minha casa é bem pequena e eu estava precisando dessas dicas para mante-la mais organizada, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Qualquer dúvida, estou à disposição!

      Excluir