domingo

COMO ORGANIZAR seu armário/ guarda roupa/ closet


Não coloque as roupas que você pode usar mais uma vez antes de lavar para o armário de volta. Separe um lugar para elas deixando tudo em um só lugar e não deixe as roupas espalhadas pelas cadeiras, camas e móveis. Existem armários pequenos com cabides que permitem a circulação de ar, evitando que as roupas fiquem mal cheirosas.

Se não for usar novamente a roupa, então o destino dela deve ser o cesto de roupa suja localizado na área de serviço.

Para roupas de cama, mesa e banho, estipule uma troca por semana ou a cada três dias, dependendo de sua rotina. O importante é fazer da regra um hábito. Colocar as toalhas para secar após o banho e a roupa suja no cesto são atividades simples que não demandam mais que alguns segundos. Deixar para fazê-las depois sempre resulta em roupas malcheirosas e desorganização. Para deixar a cama sempre arrumada, a dica é adquirir um cobre-leito. Os cobre-leitos tornam a arrumação da cama mais rápida e garantem que sua cama fique protegida de pó e insetos.

Passo a Passo:


1- Poupe tempo e ganhe espaço

Na correria do dia a dia, você abre seu guarda-roupa e nunca encontra o que quer usar? Ou então você o olha e pensa que não cabe mais nada lá dentro?

Uma boa organização pode resolver o problema. Muitas vezes uma disposição melhor das peças traz um ganho significativo de espaço. Com tudo em ordem, também fica mais fácil encontrar aquelas peças perdidas na bagunça de antes.

Fique tranquila, pois é possível ter um armário bem organizado com todas as roupas bem divididas e com aparência impecável, como se tivessem acabado de sair da loja.

2- Preparação



2.1 Inspiração - Antes de dar início à missão de organizar seu guarda-roupa/ closet, você precisa se inspirar. Tire um dia de folga, vista uma roupa confortável e ligue o som com uma música animada.


2.2 Limpeza - Roupas bem conservadas não combinam com sujeira e mofo. Por isso, antes de começar a organização, limpe seu guarda-roupa/ closet. Passe um pano úmido com vinagre (adstringente é um santo remédio que previne traças) e use antimofos. O pinguim é uma ideia boa, é barato, fácil de achar em qualquer farmácia e é reutilizável.


2.3 Seleção - Um armário de roupas organizado só pode ter o que você realmente usa. Logo, separe roupas e sapatos da estação passada. No inverno, guarde seus shorts, vestidinhos leves, roupas de praia. No verão, guarde suas roupas de couro, casacos, calças de lã, botas, gorros e luvas.

Coloque-os em sacos de armazenamento à vácuo até a próxima temporada e guarde-os em um maleiro. Nos organizadores a vácuo, as roupas não têm contato com ar e não correm o risco de serem contaminadas com poeira, mofo e ácaro.
Além de proteger as roupas, você ganha espaço para organizar melhor as peças que está usando e as que eventualmente for comprar.

2.4 Sessão desapego - Analise friamente o que você não usa, por não servir mais ou por precisar de conserto. Se já está guardado por muito tempo e você sobreviveu por muito tempo sem eles, passe para frente.
Para simplificar, pergunte a você mesma há quanto tempo não usa a peça. Se a resposta revelar que não a veste há mais de seis meses, desfaça-se dela já! Doe para quem precisa e abra caminho para o novo.

3- Como dividir e dispor roupas e acessórios

Divida seu armário em setores. Um setor de peças mais longas como vestidos, casacos, túnicas e robes, um setor de camisas e blazers e um setor de calças e saias. A sugestão deixa seu armário mais organizado e facilita o acesso às roupas.

Dica: Alguns armários têm prateleiras ajustáveis, o que ajuda a planejar o espaço para cada setor.
Você também pode separar suas roupas por tamanho e cor. Seguindo a ordem de tamanho, primeiro coloque nos cabides os vestidos longos e normais, depois os sobretudos, blazers, conjuntos e camisas e por fim as calças compridas.
Depois de dispor as roupas por tamanho, separe-as por cor, nessa mesma proporção. Assim você cria uma sequência em degradê: branca, amarela, laranja, azul claro, azul escuro e preta.
Afaste-se um pouco e olhe seu armário. Se estiver harmonioso, estamos no caminho certo. Se não, pense e tente ver o que não lhe agrada.

3.1 Cabides - Para ganhar espaço, os cabides devem ser iguais e colocados na mesma direção, todos com o gancho para dentro. Atente-se para os tipos de cabide e saiba como pendurar cada peça de roupa.

3.2 Acessórios - Na gaveta, guarde juntos, echarpes, luvas, cachecóis e bonés.  Você também pode aproveitar uma caixa bonita.

3.4 Sapatos - A parte baixa do armário pode ser organizada para colocar os sapatos mas não devem ficar um sobre o outro e sim pé ante pé. Será fácil localizá-los e estarão protegidos.

3.5 Bolsas - Prateleiras são boas para acomodar suas bolsas. Organize-as uma ao lado da outra em uma prateleira, seguindo padrão de tamanho e cor.

QUER COMEÇAR VOCÊ MESMA A ORGANIZAÇÃO DO SEU GUARDA ROUPA/ CLOSET? Aproveite essas dicas.

18 comentários:

  1. Acabei de te var no programa da Fátima e cheguei tarde demais, mas encontrei seu bolg, e estou feliz agora. Sua dicas são muito legais, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito das dicas,
    vou tentar fazer algumas pois sou muito desorganizada!!!
    valeu e parabéns

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas Natasha,após vê-la na no Encontro com a Fátima,vim correndo aprender mais no seu site,faço questão de ver tudo e por em prática.
    Obrigada pela dedicação
    Vanessa Viana Nepomuceno

    ResponderExcluir
  4. Olá Natasha já sou tua fã
    Meu guarda roupas nunca foi bagunçado, e tenho esse dom nato de manter a ordem na minha roupa e como tu disse se minha roupa tá bagunçada a minha vida também está.
    Na verdade adoraria me profissionalizar, pq odeio roupas atravancadas, tentei te add como amigos no face mas não deu só pude ser tua seguidora.
    mas vou adorar receber dicas e qm sabe tornar profissional algo q pra mim é tão prazeroso.
    aguardo teu retorno
    att
    susana vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me add sim Susana...é que tive mtas solicitações num só dia e o face tem limite, mas vou add vc sim!

      Excluir
  5. Legal adorei, me identifiquei com tudo isso, minha amiga vive dizendo que tenho TOC,mas agora vejo que estou no caminho certo... Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas dicas no programa da Fátima Bernades e vim logo procurar seu blog, que bom que encontrei.
    Muito bom!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. achei muito boas dicas no programa da Fatima (que assisti via internet). Por favor venha pra Alemanha me ajudar !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, por favor mande as fotos do seu ambiente que irei pessoalmente organizar sua residência. Até breve!

      Excluir
  8. Muito bacana, sou do tipo que toda semana to organizando o armário, ele se encontra sempre bem arrumadinho, mais eu sempre acho que não estar bom. tenho um armário pequeno e muito vestidos, gostaria de uma sugestão de como manter eles organizados. Beijinhos Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fininhos mantenha pendurados, os de tecido dobre e coloque-os no armário.

      Excluir