terça-feira

COMO ORGANIZAR Restauração de Móveis Antigos

A restauração de peças antigas é uma arte muito especializada. Assim, se você possui alguma peça antiga valiosa que precisa ser limpa ou restaurada, entregue-a a um restaurador profissional. Se não tem certeza do valor da peça, você poderá pedir uma avaliação a um antiquário de confiança que seja entendido nesse ramo de negócio (mobiliário, pratas antigas, porcelanas, pintura, tapetes persas, jóias, relógios etc.). 

Há, no entanto, alguns trabalhos que podem ser feitos em casa sem grande risco, desde que se respeitem algumas regras simples e que as peças não sejam especialmente valiosas.

Como limpar e dar brilho:
Os móveis cobertos com uma camada de sujeira acumulada so longo dos anos podem ser limpos com uma solução de uma parte de óleo de linhaça, uma parte de vinagre e uma parte de terebintina, a que se adiciona uma quarte parte de álcool. Agite bem a mistura antes de usar e aplique com um pano macio. 

Uma das belezas dos móveis antigos é a pátina que a madeira adquire com o tempo, que não é o mesmo
que a sujeira e não deve ser retirada. Dê brilho aos móveis folheados e polidos com um creme especial para móveis e aos móveis encerados com uma cera adquirida no comércio; você também pode preparar uma cera especial para móveis derretendo 30g de cera de abelha e juntando a 90g de terebintina.

Como eliminar os riscos e as manchas
Os riscos numa superfície polida podem ser disfarçados com uma solução fluida de goma-laca e álcool. Aplique com um pincel até que a solução fique mais elevada que a superfície do móvel. Quando secar, alise a superfície com lixa muito fina. Dê brilho com um produto para limpar metais ou um óleo especial para móveis polidos. 

As manhas provocadas pelo calor ou pela água que não penetraram na madeira podem ser retiradas com um produto de limpeza para metais aplicado com um pano macio. As manchas cinzentas que aparecem por vezes nos móveis polidos podem ser eliminadas com uma solução de uma colher de sopa de vinagre para 1 litro de água morna. Passe por cima das manchas um pano macio molhado nesta solução, seque e dê brilho. 

As áreas queimadas podem ser tratadas pelo mesmo processo de riscos. Comece por raspar toda a área queimada até a madeira, lixe com lixa fina e, e necessário, dê novamente cor. Em seguida, trate pelo processo indicado para os riscos.

Reparo de estragos em móveis folheados
Quando o folheado de um móvel está ligeiramente empenado, esse defeito pode ser reparado exercendo-se pressão sobre esse ponto com um ferro de passar quente aplicado sobre várias camadas de papel mata-borrão. Se esse processo não der resultado, faça um corte na parte empenada com uma faca afiada, insira uma pequenas porção de material adesivo por baixo do folheado e aplique o ferro quente. Em seguida, coloque uma pilha de livros pesados em cima do ponto reparado e deixe ficar durante 24 horas para o folheado aderir bem ao móvel. 

Reparo de peças de porcelana
As peças de porcelana valiosas devem ser confiadas a um especialista, mas a louça menos valiosa pode ser reparada por um amador com paciência e jeito. 

Há várias colas próprias para colar louça, mas a melhor é a cianoacrilato, a chamada "supercola", que cola instantaneamente. Comece por limpar muito bem com álcool as duas superfícies a serem unidas e verifique que se ajustam perfeitamente. Aplique uma pequena quantidade de cola só numa das superfícies, una as duas partes e aperte-as com força durante 30 segundos. Você deve unir bem as peças na primeira vez - com o ciano acrilato não há possibilidade de segunda tentativa.

Os "cabelos" da louça tornam-se mais visíveis às medida que a sujeira e a gordura se infiltram na fenda; se você puser a peça de molho durante várias horas numa solução forte de detergente, os depósitos escuros da fenda desaparecem e esta torna-se quase invisível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário