quinta-feira

COMO ORGANIZAR Limpeza e Decoração do Abajur

Limpe os abajures de material lavável - linho, shantung, chiffon ou plástico - com uma solução pouco concentrada de água morna ou detergente. Esfregue levemente com um pano macio e depois passe por água fria corrente. Enxugue com uma toalha e deixe secar. 
Se o tecido esticar com a lavagem, ajuste-o, fazendo girar o abajur próximo de uma fonte de calor. No caso de abajures de fibra de vidro ou de vidro pintado, bastará limpá-los com pano úmido.

Como renovar o abajur: Tire o tecido e o forro que pretende substituir e limpe bem toda a armação com palha de aço. Começando pela parte superior, cubra as hastes exteriores enrolando nelas um fio de algodão; cubra também os aros superior e inferior. Cubra as outras hastes com fita isolante, caso elas não estejam já revestidas de plástico. 

Envolva a metade da armação num pedaço de papel pardo, prendendo-o em volta dos aros superior e inferior e de duas hastes diametralmente opostas. Retire o papel, estenda-o sobre a mesa e marque com um lápis os vincos deixados pelos aros e pelas hastes. Recorte de modo a ficar com um molde.

Coloque este sobre o forro e corte-o, deixando uma margem de 2,5 cm em toda a volta. Corte duas peças iguais. Com o auxílio de alfinetes, prenda uma das peças às hastes principais e marque a lápis no forro os contornos dessas hastes. Retire, junte as duas peças do forro e costure 6 mm por fora das linhas que traçou.

Proceda da mesma forma para o tecido do abajur, mas costurando ao longo das linhas que traçou, e não por fora. Apare o tecido excedente.

Coloque o forro por dentro da armação, com as costuras alinhadas com as hastes principais. Dobre-o, passando-o por baixo do aro inferior, e prenda-o com alfinetes. Alise com cuidado o forro até o aro superior. Passe-o por cima deste e prenda-o com alfinetes, fazendo pequenos cortes nas margens de costura de modo a ajustá-las convenientemente junto das hastes interiores e exteriores. Costure o forro nos dois aros e nas hastes. Apare o excedente.

Vire as costuras do tecido do abajur e ajuste-as bem às hastes pela parte exterior da armação. Prenda o tecido cuidadosamente com alfinetes, passando-o em volta dos aros e das hastes e esticando-o de modo que fique bem justo, depois costure-o nos aros e nas hastes. Corte o excedente.

Não esqueça da criatividade!



Bom trabalho! Fiquem a vontade para postarem fotos das suas artes ok? Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário