quinta-feira

COMO ORGANIZAR os protestos


É uma guerra psíquica. É preciso ter ORGANIZAÇÃO através de planejamento e estratégia.

1. Não se esqueça de carregar a bateria do seu celular. Se seu aparelho é pré-pago, não vá para o protesto sem colocar créditos.

2. Salve todos os números de telefone de seus amigos e conhecidos que vão ou não para o protesto. Se possível, mantenham a troca de mensagens por SMS ou WhatsApp ou outro meio.


3. Reveze a filmagem de todo o protesto com amigos, para que do começo ao fim haja vídeos documentando-o: cada um filma um trecho, para que os registros alcancem todo o protesto. Quanto mais pessoas filmarem, mais fácil será reconstituir o que aconteceu depois, mostrando erros tanto da polícia como dos manifestantes.

4. Não leve fogos. Não leve rojões. Não leve nada que faça barulho explodindo. Assim, todo barulho desse tipo que ouvirmos virá sempre da polícia.

5. Não vandalize. Não deprede. Não seja violento. Não jogue nada em direção aos policiais. Se vir alguém fazendo isso, repreenda. Se alguém chutou a lixeira e ela caiu no chão, recoloque-a no lugar. Seja pacífico.

6. Use a tática de dispersão e reagrupamento. A policia espera que todos fiquem juntos quando ela tentar bloquear uma rua. Contornem pelas laterais e se reagrupem nas próximas ruas. A manifestação precisa ser um organismo vivo, mas adaptável. A quantidade de ruas em São Paulo é absurda, é preciso usar essa capilaridade a favor. Para a PM, os manifestantes ficarão agrupados quando interpostos, esperando que eles ajam como um rebanho. É preciso dispersar para reagrupar, e ir fazendo isso até alcançar o objetivo.

7. Se os protestos começarem a crescer mais, é preciso descentralizar: cada região organiza um ponto de encontro e começa a caminhar até o ponto final conforme a dica acima. Quanto mais gente aderir, menos possível será conter a todos.

8. Fique calmo. Fique tranquilo. Não fique nervoso. Se alguém começar a correr, não comece a correr. Tente ser racional, manter a serenidade. Não aja como numa manada. Não seja reativo.

9. Use a internet se possível. Poste tudo na internet. Use aplicativos de compartilhamento de redes wifi e senhas, como o: MandicMagiC.

10. Cuidado com roubos. Proteja seus pertences. Não leve muitas coisas para carregar.

11. Não consuma bebidas alcoólicas ou drogas antes ou durante a manifestação, nem as leve para o protesto.

12. Não leve nada inflamável, como álcool ou perfume.

13. Não carregue canivetes, cortadores de unha ou qualquer coisa pontiaguda que possa ferir ou ser confundida com uma arma.

14. Não use bandeiras de partidos políticos. Você está lutando por pessoas e por seus direitos. Não é uma causa partidária.

15. Leve seu RG.

16. Vista-se com roupas leves e confortáveis: tênis (confortável e bem amarrado), calça jeans (com cinto), roupas impermeáveis.

17. Retire piercings, brincos, colares, relógio, anéis etc. Um encontrão na multidão pode se tornar um grande ferimento com esses objetos.

18. Se você tem cabelo comprido, amarre ele ou pelo menos use um boné. Não fique de cabelo solto.

19. Não use lentes de contato.

20. Leve uma garrafa de água mineral para beber. Se o gás começar a incomodar, molhe a camisa e cubra a boca com ela ainda úmida.

21. Nunca esfregue os olhos.

22. Não alimente os trolls. Não caia em provocações. Segure a onda e ignore.

23. Ao ajudar alguém durante o protesto, primeiro se identifique e diga o que vai fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário